NOSSA HISTÓRIA

Liga Joinvilense de Futebol

Liga Joinvilense de Futebol, filiada à Federação Catarinense de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol.

Responsável por organizar mais de dez competições anualmente e conta com mais de 50 clubes filiados entre categoria sub-11, sub-12, sub-13, sub-14, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto.

Diretoria Atual – Mandato 2016 – 2020


Como tudo começou


Após um torneio realizado no campo do Cruzeiro Joinvilense, o senhor Alfredo Gresser reuniu alguns presidentes de clubes em sua residência e propôs uma nova reunião na sede do América Futebol Clube para fundação de uma liga de futebol na cidade. A reunião aconteceu no dia 8 de agosto de 1935, porém, nada ficou decidido.

Foi então marcado um novo encontro entre os dirigentes, no mesmo local, para o dia 20 de agosto. Nascia assim a Associação Catarinense de Desportes (ACD). Empossando assim, a primeira diretoria, constituída por:

Presidente: Alfredo Gresser
Vice-presidente: Salvador Soares
Secretário geral: Frederico Schwarts
Primeiro secretário: Avelino P. R. Da Silva
Dito: Alcino Maia
Tesoureiro: Wlaislau Wittitz
Dito: Oscar Fischer

Após a reunião, a nova Liga começou a organizar a sua primeira competição: o Torneio Início. Ele foi disputado no dia primeiro de setembro, com 6 equipes: Caxias, América, Cruzeiro Joinvilense, G.E. Joinville, Glória e São Luiz. O Caxias foi o campeão desse torneio.

Sucedendo o Torneio Início, aconteceram as disputas do primeiro campeonato da cidade pela ACD, com a taça transitória. Esse troféu levava o mesmo nome da outra disputa nos campeonatos estaduais de 1927 até 1930 pela FCD e que ficou em poder do Avaí. Com uma boa equipe, o Caxias foi campeão citadino. Sua estreia na competição aconteceu contra o Glória, de quem ganhou por 2 X 1.

Em jogo disputado no dia 27 de outubro de 1935, o Caxias derrotou o São Luiz por 2 X 0 e confirmou o seu primeiro título pela ACD.