HISTÓRIA

Liga Joinvilense de Futebol, filiada à Federação Catarinense de Futebol e à Confederação Brasileira de Futebol.
Responsável por organizar mais de dez competições anualmente e conta com mais de 50 clubes filiados entre categoria sub-11, sub-12, sub-13, sub-14, sub-15, sub-17, sub-20 e adulto.

Diretoria Atual – Mandato 2016 – 2020

Presidente
Laudir Zermiani
Vice-presidente
Sandro Luiz Budal
Rogério Nunes Duarte
Conselheiro Fiscal Efetivo
Ademir Muller
Josue Possenti Leal
Rolf FinkBeiner
Conselheiro Fiscal Suplente
Ademir Natividade Costa
João Schuroff
Adilson Quandt

Como tudo começou

Após um torneio realizado no campo do Cruzeiro Joinvilense, o senhor Alfredo Gresser reuniu alguns presidentes de clubes em sua residência e propôs uma nova reunião na sede do América Futebol Clube para fundação de uma liga de futebol na cidade. A reunião aconteceu no dia 8 de agosto de 1935, porém, nada ficou decidido.

Foi então marcado um novo encontro entre os dirigentes, no mesmo local, para o dia 20 de agosto. Nascia assim a Associação Catarinense de Desportes (ACD). Empossando assim, a primeira diretoria, constituída por:

Presidente: Alfredo Gresser
Vice-presidente: Salvador Soares
Secretário geral: Frederico Schwarts
Primeiro secretário: Avelino P. R. Da Silva
Dito: Alcino Maia
Tesoureiro: Wlaislau Wittitz
Dito: Oscar Fischer

Após a reunião, a nova Liga começou a organizar a sua primeira competição: o Torneio Início. Ele foi disputado no dia primeiro de setembro, com 6 equipes: Caxias, América, Cruzeiro Joinvilense, G.E. Joinville, Glória e São Luiz. O Caxias foi o campeão desse torneio.

Sucedendo o Torneio Início, aconteceram as disputas do primeiro campeonato da cidade pela ACD, com a taça transitória. Esse troféu levava o mesmo nome da outra disputa nos campeonatos estaduais de 1927 até 1930 pela FCD e que ficou em poder do Avaí. Com uma boa equipe, o Caxias foi campeão citadino. Sua estreia na competição aconteceu contra o Glória, de quem ganhou por 2 X 1.

Em jogo disputado no dia 27 de outubro de 1935, o Caxias derrotou o São Luiz por 2 X 0 e confirmou o seu primeiro título pela ACD.